sexta-feira, abril 06, 2007

"Os da minha rua"



Já está aí!


"Os da minha rua" -- novo livro do escritor angolano: Ondjaki!
São as "estórias" dos kandengues: do Jika, do Tibas, do Mateus...e de muitos outros jovens, iguais a tantos outros da "nossa" rua : do nosso bairro!

Novamente pela mão da "Caminho", podemos deliciar-nos, estou certa -- com as "estigas" dos kandengues!

Não vejo a hora de o poder ter nas mãos pois, ainda me lembro de algumas peripécias do Jika:

O voo do Jika

O Jika era o mais novo da minha rua. Assim: o Tibas era o mais velho, depois havia o Bruno Ferraz, eu e o Jika. Nós até às vezes lhe protegíamos doutros mais-velhos que vinham fazer confusão na nossa rua. Hoje pensar no Jika é lembrar-me dele com muita ternura. Por várias coisas.
O almoço na minha casa era perto do meio-dia. Às vezes quase à uma. Ao meio-dia e quinze, o Jika tocava à campainha.
- O Ndalu está? - perguntava à minha irmã ou ao camarada António. - Sim, está. - Chama só, faz favor.
Eu interrompia o que estivesse a fazer, descia.
- Mô Jika, comé? - Ndalu, vinha te perguntar uma coisa. - Diz. - Hoje num queres me convidar pra almoçar na tua casa? - Deixinda ir perguntar à minha mãe. (...)


Quem não conhece ainda as "estigas" dos kandengues...têm agora a oportunidade de apreciar através da escrita deste escritor magnífico que é Ondjaki!

Está aí já, ao alcance de todos nós: OS DA MINHA RUA!

Sem comentários: