quarta-feira, abril 18, 2007

Se a minha mãe acha...

(clica no coração!)

Crónica do Domingo de Manhã – (novamente o ALA)

"(…) Entramos no apartamento um atrás do outro e eu instalo-me na
cozinha a observar os aviões. A maneira do meu marido cruzar a perna na sala irrita-me.Não muito porque a minha mãe acha que somos felizes. Irrita-me uma coisinha pouca porém a coisinha cresce. No caso de me perguntarem-- Gostas dele?Respondo que gosto: não me interessa nenhum homem. Interessava-me que me levantassem quase à altura do tecto e tocassem piano para mim.O meu pai costumava andar de carrocel comigo. Uma ocasião propus ao meu marido-- Vamos andar de carrocel?E a cara dele como se eu fosse parva. Mas não tem importância. Se a minha mãe acha que somos felizes(e a minha mãe nunca se engana)é que somos felizes de certeza. E se eu pedir ao meu marido um carro novo aposto que me , embora me apetecesse mais a girafa de madeira para cima e para baixo às voltas, às voltas e eu a comer algodão doce ao lado do meu pai sem cheiro a enciclopédia que se ri para nós numa girafa igual."

***
A " Crónica" começava assim:

Da janela vejo os aviões a chegarem e a partirem.”(...) Não tenho seja o que for contra o meu marido, não tenho seja o que for contra ninguém. No caso de perguntarem-- Gostas dele?Respondo que gosto sem saber ao certo o que é gostar de ti, o que significa. Devo gostar visto que não me interessam outros homens, não me interessa nenhum homem, habituei-me aos silêncios, não me importo que estejas aí, quero dizer no sofá da sala( pensas em que coisas, tu?)caladinho sem aborreceres ninguém, a olhar a parede. Olhas a parede e eu olho os aviões. A minha mãe acha que somos felizes e como sempre teve razão se calhar somos felizes. O apartamento está pago. O jipe está pago( o outro carro está pago há séculos)o dinheiro chega, se me apetecer mudar as cortinas posso, de vez em quando jantamos com os amigos, de vez em quando um concerto. Será ideia minha ou adormeces nos concertos? Será ideia minha ou sou eu quem passa pelas brasas nos concertos?Somos felizes acha a minha mãe.

Será ideia minha ou a felicidade é uma maçada? Deve ser ideia minha: há aviões que partem ...”

E é por isto -- o saber dar voz à nossa alma -- que continuo amando o que o A.L.A. escreve!

3 comentários:

asperezas disse...

Fabuloso!

PS: vais publicar isto?

Chá de Lucia Lima disse...

"Fabuloso" o A.L.A, né? Acho que ele publicou, sim -- eu li! :-)

asperezas disse...

lóra!!!!
:-p