sexta-feira, novembro 03, 2006


"Chamo-me António Lobo Antunes, nasci em São Sebastião da Pedreira e ando a escrever um livro."


Houve tempos em que, evitava ler Lobo Antunes. O problema era meu, claro. Chamo problema pois, pensava não estar à altura da sua escrita. Não é por nada mas, A. Lobo Antunes -- só o nome por si me intimidava.

Descobri no entanto -- muito mais tarde -- que o problema não era meu nem do A.L.A. mas, das pessoas que o liam e me diziam: << É uma leitura difícil...não é para qualquer um!>>
Ora, quem era eu, para me atrever na sua escrita se, outros mais cultos que eu a achavam difícil de entender?!
Certo dia, num hipermercado da zona, dirigi-me à pilha de livros em promoção. Um deles era precisamente as "Crónicas" do L. Antunes -- arrisquei.

Surpresa!, desde a primeira à última das suas Crónicas: não parei!
Em algumas delas fui até personagem. Não vou esquecer nunca mais uma delas:

"Emília e uma noites"

(...) não mereço isto hoje dia 1 de setembro, dia dos meus anos em que Angola me veio com toda a força ao corpo. Aos que se interessam pelo que escrevo peço desculpa: ia dar-vos uma crónica chamada Emília e uma noites: pensei nela, tinha-a mais ou menos na cabeça (...) achava que vocês iam gostar e todavia não consigo: há tanta coisa em mim, tanta metrelhadora, tanto morteiro, tanta horrível miséria. Pra a próxima garanto que faço os possíveis por vos dar uma crónica como vocês gostam.
Hoja não posso: é o dia dos meus anos e Angola veio-me com toda a força ao corpo. (...)
Tinha pensado numa coisa bem gira chamada Emília e uma noites e agradeço-vos a pachorra de aturarem por tabela Angola com toda a força no meu corpo. Para mais isto deve estar uma porcaria porque nunca na vida escrevi nada tão depressa.
Mas agora pergunto: será que se consegue soltar um grito devagar?"

Hoje, ao ler um trabalho jornalístico sobre o seu novo livro, descobri a razão pela qual, eu -- pessoa de instrução média -- entendia e me emocionava com a sua escrita:

"Não se preocupem com o livro porque aquilo que escrevo pode ler-se no escuro. Porque é a vida"

É a vida!, mas há que vivê-la e, também a mim, de quando em vez:

Angola vem-me com toda a força ao pensamento!
É a vida...





2 comentários:

Anónimo disse...

olha irmã lúcia!...não seria melhor chá "jamaica"???
uma sugestão: tal como nos textos, nas imagens também devias indicar a fonte (de onde as tiraste)CUIDADO COm OS DIREITOS DE AUtOr!
xxx

Chá de Lucia Lima disse...

Loll...quem tem umas filhas assim: não precisa de enteadas!!!!! Minhas ricas filhas, a mamã não coloca a fonte das fotos porque são de origem públia...estão ao dispôr de qualquer um e com a permissão dos autores. Mas, tudo bem...terei esse cuidado. Quanto aos textos: NUNCA haverá problemas -- NUNCA plagiei nada!
Beijinho e...obrigada por terem passado por aqui!