domingo, outubro 21, 2007

Se não tem pais ricos...



"Se não tem pais ricos, vá ao BES; se tem, vá ao BCP"

Foi assim que Ricardo Araújo começou a crónica desta semana -- Boca do Inferno -- da Visão. Não se esperaria outra coisa pois, foi mais um caso lamentável vindo "de cima". Piorou o meu mau humor pois, o momento é ingrato: propinas, aluguer de casa, comida, gás, água...ah!, temos o tempo a nosso favor, senão teríamos de repôr o guarda-roupa de Inverno! Valha-nos isso, apesar de me estar a fazer um mal terrível este calor prolongado que, não me deixa trabalhar com afinco: a moleza de Verão prolonga-se...
Bem, mas voltemos ao caso "interessante" do BES/BCP:

Diz o Ricardo Araújo que << Não percebo muito de publicidade, mas acho que a nova campanha do BCP está óptima. Refiro-me a esta recente promoção em que eles emprestam 12,5 milhões de euros a fundo perdido...>>

<< ... Isto é que é cativar clientes. Não há conversas sobre spreads, taxas de juro variáveis...leva-se a maçaroca para casa e acabou-se.>>

Ah, este Ricardo não existe!
E cá volto eu às propinas, pois a questão aqui referida são €€ a granel nos bolsos de "menino bem".
Soubesse eu refilar com este humor e já teria mandado um mail logo no 2º ano em que as minhas filhas -- Bolseiras de uma ninharia que nem dava para os transportes -- suaram as estupinhas para conseguir acabar o ano.
Acreditam que, nessa altura tendo uma situação de desemprego por parte do chefe de família, não lhes foi concedida a Bolsa, só porque se baseavam no IRS do ano anterior? Tudo bem, é assim que as bolsas são atribuídas mas...não há flexibilidade em casos destes? É que, nesse ano é que a "crise" existia! Ainda para mais estavam deslocadas, havia alojamento a pagar . O caos estava instalado e nada de flexibilidade apesar das cartas enviadas. Só no fim do ano, depois de nos "esfarraparmos" todos, de termos vivido situações dificílimas que contribuiu para um stress negativo nas estudantes em causa: por fim, mesmo no final do ano sairam as bolsas. Uma ninharia, comparado com algumas bolsas que eram atribuídas a "meninos bem". Mas isto seria outro assunto a discutir e, digo-vos -- daria pano p'ra mangas!

De regresso à crónica, diz a certa altura:
<< Duvido que sobre um único cliente para as outras instituições de crédito. No fundo, é a versão bancária daquele azulejo que havia nas tabernas, antigamente: " Queres fiado? Toma!" Só que o BCP não tem o Zé Povinho desenhado por baixo da frase a fazer o manguito. Não há nenhuma ironia naquele
" Toma! "
É mesmo para tomar e meter ao bolso.>>

Não acharam piada a isto...? Pois, é que o humor é concretizado agora, ora vejam:

"-- Claro, há um pormenor que eles não revelam. Ao que parece, a promoção só é válida para filhos do fundador e presidente do conselho geral e de supervisão do banco..."

Ah mas eu, como sempre, delirei com a adopção:

<< Tendo em conta que os processos de adopção são complexos e morosos, não haverá muitos clientes a conseguirem tornar-se filhos de Jardim Gonçalves, fácilmente, mas não deixa de ser uma excelente oferta.>>

Tenho mais para vos contar mas, neste momento tenho de ir ao Super-mercado deixar lá mais uns quantos €€ do meu magro orçamento pois, não consegui até à data que o Jardim apadrinhasse um dos meus queridos rebentos e...a fome aperta, ?
Então, até à próxima que, estas teclas ainda terão de correr muito sobre o tema!

7 comentários:

Anónimo disse...

Minha Amiga, o Mundo é injusto bem sei, mas que não seja por isso, que mesmo quando te zangas com todas as injustiças, te percas de ti. Enquanto te tiveres, a ti e só a ti, poderás adptar-te às circunstâncias e depois, quem sabe, encontrar soluções que te aliviem.
Tem um bom Domingo.
Estamos juntas.

Antonio José Seabra disse...

Se és pobre vai.... a qual só emprestam a que tem se não tens ética nem moral vais a qual ??? Há muitos mas um é o detentor do record nesse particular. No principio começou por não querer mulheres como colaboradoras agora é o que se vê. Venha um totoloto e vos digo para onde vou aqui não fico . Vou para a Papuásia !!! Vou tomar Eno pois este assunto faz-me mal ao estômago

Antonio José Seabra disse...

Neste momento soube que o engenhocas,o tal que conheceu o tal senhor quando usava baby-grow,decidiu pagar a dívida do tal do baby-grow. Vai pagar 12,5 milhões de euros !!!
Com que dinheiro era bom que se apurasse.

Chá de Lucia Lima disse...

Antº..........não sabes?!!!! Eu sei: é com o nosso, pá! Mas espera p'la pancada "subtil": pancadinha, será o termo...rsrsrs

O que vale é k somos um povo maravilhoso -- até fazemos anedota com a "nossa" desgraça!

Vá, bebamos + 1 copito d'Eno, p'rá deita ser menos "azeda".........

Kandandus

Helder de Sousa disse...

Partilho da mesma revolta, Chá e pergunto-me se valeu a pena alguns terem lutado por uma sociedade mais igualitária, mais justa. Afinal, a questão não estará tanto nos sistemas como nas pessoas. Ora., como os sistemas são feitos pelas pessoas, anda-se à roda e toca-se o mesmo. Não sei se algum dia virá uma sociedade baseada, de facto, no individuo responsável, respeitador dos direitos dos outros. Deixem-me viver um momento de utopia.
A seguir, virá (tem de vir) a revolta, um 11 de Setembro qualquer que agite consciências instaladas e as faça recuar. É que basta de asfixia.
hs

Chá de Lucia Lima disse...

É isso Helder: é um círculo do qual nunca nos veremos livres pk o homem é ganâncioso e, quando chega a sua vez de lutar pelos outros -- vê só o seu bem-estar! Enquanto não se pensar no nosso semelhante para que o seu bem-estar seja o nosso........mal vai a coisa!

Obg e...kandandus!

Anónimo disse...

Ei cum carago! como dizem os meus amigos Leirienses....Afinal nada mudou, os meus sentimentos.A minha filha teve 1/2 bolsa de estudo baseada no resultado de exames e no nosso salario anual, hipoteca de casa etc. Foi 1 alivio porque nao tivemos de mudar de vida-somos uns felizardos aqui ...temos quem olhe pelos nossos direitos, somos menos egoistas e menos corruptos...as paredes teem olhos e ha muita gente boa e honesta ao ponto de porem a frente os interesses do povo e manterem o olho nos oportunistas que aqui tambem temos.Bem haja esta gente - e onde esta o vosso espirito de luta ? estao ai apaticos?
Enteirei-me ha pouco do caso "casa Pia" e fiquei chocada, o tempo que isso levou ...voces continuam no fascismo- os meus sentimentos de novo.