sábado, outubro 06, 2007

Chakall...

( clicar na foto p/+ informação)

Retomo hoje, o estilo inicial do Chá de Laranja Lima.
Reservarei ao Musik Express as conversas sobre música...

Ora bem, hoje tive aqui bem perto no Mercado Municipal de Loulé -- uma galinha salteada em azeite com figos, puré de batata doce....rsrsrs
Sim, foi isso mesmo: tivemos por cá o Chef Chakall, ao vivo & a cores! Com seu turbante amarelo e o seu bom humor e simpatia, cozinhou-se ao vivo no Mercado de Loulé!
Tenho a dizer que, descobri muitas senhoras com uma propensão para as comidas celestiais...é que, só as ouvia dizer: hummm....hummm...cozinha Divina esta!
Para mim, seria antes: cozinha a passo de tango mas, cada um com seu gosto e, diz o povo que "gostos não se discutem!" Por mim, há sempre muito a discutir!
Ora bem, a receita do Chakall foi simples -- outra coisa não seria de esperar. Vou passar a descrevê-la:

Ingredientes:

Galinha -- / azeite / alho / figos / pinhões / coentros / sal /

Puré -- batata doce / cebola / pêras / papel de alumínio/

Preparação:

Cozer a galinha
Desfiar e reservar.
Aquecer uma frigideira com azeite
Em seguida, deitar a galinhadesfiada, refogar um minuto.
Juntar os figos aos quartos e alho. Passar no azeite rápidamente.
Finalmente, acrescentar os pinhões e os coentros ferscos.
Temperar a gosto com sal.

Servir com puré de batata - doce e pêras.

Chakall, colocou à venda o seu livro que no final autografou.
Foi distribuída a receita em forma de Bilhete Postal, pois fez-se a proposta de se enviar a dita aos 4 confins do Mundo -- onde tenhamos amigos que queiram, através desta receita, inovar, e assim poderem através da mesma, dar início a muitas outras receitas inovadoras. Foi esta a proposta!
Que eu tivesse visto...só 1 pessoa se propôs a enviar a receita a amigos distantes!
Eu não me propus pois, não sabia se do outro lado do Mundo...a minha amiga estaria disposta à proposta mas...assim que cheguei a casa: inovei!

E, inovei muito! Simplesmente porque, aconteceu o que eu previ: no final do programa...................os figos tinham esgotado!!!!
Ah, e quanto a mim, os pinhões estavam logo à partida fora de questão porque...a vida está caraaaaaaa e os pinhões estão um balúrdio! Pelo menos aqui pelo Sul. Gosto imenso de pinhões mas...
Resolvi o assunto com nozes. Vou passar à minha receita inovadora:

Ingredientes:

Frango caseiro em bifes / Pimentos / alho / cebola / louro / azeite / molho de soja / pimenta preta/ coentros / pêra rocha cortada aos cubos/

Preparação:

Numa frigideira funda e anti-aderente, coloquei: o azeite as folhas de louro e o alho esmagado. Em seguida juntei o frango caseiro em tiras bem finas e acamei com os pimentos cortados finamente e a cebola. Depois de alourarem, tapei com outra frigideira -- sistema que uso há muito, na falta da Cataplana! :-) -- passados alguns minutos juntei o molho de soja, rectifiquei o sal e a pimenta e juntei as pêras e os coentros picados e as nozes picadas grosseiramente.

Acompanhei só com salada de alface.

Estava uma delícia!!!!!!!!!

Vá, proponham outra!




7 comentários:

Antonio José Seabra disse...

Que raio tudo tinha que levar coentros !!! Ainda bem que as "tripas" não levam esse tipo de tempero . Ah o ensopado de borrego tb não e é bom até dizer chega. Qq dia dá-me na gana e vou até ao local para comer um. A questão é dar-me a panca

Antonio José Seabra disse...

Atão cá vai a minha.

Num tacho anti-aderente coloca-se a cebola bem picadinha com azeite e óleo sal e deixa-se refogar bem. Quando estiver bem refogado junta-se ou tomate maduro sem pele ou concentrado de tomate. Deixa-se apurar. Quando estiver tudo bem apurado junta-se o frango sem pele partido aos bocados e com lume brando lá fica uns tempos . Quando o frango estiver quase pronto junta-se um pouco de vinagre. Quando o vinagre evaporar junta-se cogumelos às lâminas e ervilhas a gosto. Rectifica-se o sal e deixa-se apurar. Servir com: batata fritas aos palitos; arroz branco; puré . Se não quando o frango estiver quase pronto junta-se água ( isso não sei medir e chama-se quem saiba ) e arroz mas isso é para quem gostar de arroz de frango. Esta receita foi o PITAGORAS que a escreveu e eu copiei. Bom apetite

Chá de Lucia Lima disse...

Leste bem...Pitágoras...?! "Inovar" a receita dada pelo Chakall: tu deste uma receita...das tuas! :-P
Olha lá, e não sabes que refogar (ainda por cima "bem refogado") faz mal à saúde?! Cá em casa faz-se tudo tipo Cataplana -- digo "tipo" pk não tenho mas,improviso com 2 frigideiras! Pois é -- coentros! Cá em casa usa-se para quase tudo e olha que, se fizesse o tal ensopado de borrego rsrsrs..............tbm deitava os coentros para "abafar" o sabor do borregooooo! :-P

Antonio José Seabra disse...

Viva as tripas, viva o leitão assado viva a cabidela e viva o Kolestrol. Abaixo os kuentros. Quanto à receita é só quando rei faz anos pois por estas bandas procuramos preferencialmente o peixe. Ou grelhado ou cozido.

Anónimo disse...

Pois a tua amiga de certeza ficaria contente so de saber noticias, quanto a receita ja vou experimentar a do Chakal este fim de semana pois e rapido.
Viva os coentros que eu os como aos molhos em cima de caril e pratos mexicanos... ai a sopa de coentros da minha mae aiueeeeeeeeee !!!!
Ai os pinhoes k sao tao caros aqui tambem!!!

Chá de Lucia Lima disse...

Goretti...ataummm não é que a "tal amiga" eras mesmo TU!!!! Mas como sei que andas sempre mt ocupada -- nos Concertos! :-)))
Pensei que te iria incomodar e...não disse nada! Pois é mas, se estiveres interessada tenta fazer uma adaptação à receita do Chakall mas usando ingredientes típicos aí da Nova Zelândia! É isto que se pretende -- é isso k ele pretende: em vez de figos usares uma fruta do país local, em vez de pinhões...etc, etc.

Aqui em casa tbm devoraram a receita!

Beijossss

Chá de Lucia Lima disse...

Ahhh....ia-me esquecendo:

--- E viva os coentrossssssss!!!!!!!!