sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Recorrendo às memórias de uma sanzala onde ainda se discutia algo com pés e cabeça e, os assuntos conseguiam ser tratados com algum respeito -- volto a recordar Mia Couto.
Foi por altura dos 30 anos da Independência de Moçambique que o tema foi lançado. Muito foi dito. Acabei por me interessar pelo assunto e recorri ao próprio escritor. Quem mais senão ele que, lá tinha nascido e acompanhado todo o processo para nos dar pelo menos uma ideia doseu país? Foi nessa altura que descobri um livro muito interessante do Mia -- Pensatempos.

Foi de lá que retirei coisas importantes como estas:


" África não pode ser reduzida a uma entidade simples, fácil de entender. O nosso continente é feito de profunda diversidade e de complexas mestiçagens. Longas e irreversíveis misturas de culturas moldaram um mosaico de diferenças que são um dos mais valiosos patrimónios do nosso continente. (...) Não há cultura humana que não se fundamente em profundas trocas de alma ."


" É importante fazermos nova luz sobre o passado, porque o que se passa hoje nos nossos países não é mais do que a actualização de conivências antigas entre a mão de dentro e a mão de fora. Estamos revivendo um passado que nos chega tão distorcido que não somos capazes de o reconhecer."

O QUE SOMOS --- um espelho à procura da sua imagem --

E foi deambulando pelos Pensatempos que descobri algo que me encantou e com o qual termino:

POBRES DOS NOSSOS RICOS -----" A maior desgraça de uma nação pobre é que, em vez de produzir riqueza, produz ricos. Mas ricos sem riqueza . Na realidade, melhor seria chamá-los não de ricos mas de "endinheirados". Rico é quem possui meios de produção. Rico é quem gera dinheiro e dá emprego . Endinheirado é quem simplesmente tem dinheiro . Ou pensa que tem. Porque, na realidade, o dinheiro é que o tem a ele . " A verdade é esta: são demasiado pobres os nossos "ricos" . Aquilo que têm, não detêm. Pior: aquilo que exibem como seu, é propriedade de outros. É produto de roubo e de negociatas." Pobres dos nossos riquinhos! São como a cerveja tirada à pressão . São feitos num instante mas a maior parte é só espuma . O que resta de verdadeiro é mais o copo que o conteúdo. Podiam criar gado ou vegetais . Mas não. Em vez disso, os nossos endinheirados feitos sob pressão criam amantes . mas as amantes ( e/ou os amantes) têm um grave inconveniente : necessitam de ser sustentadas com dispendiosos mimos . O maior inconveniente é ainda a ausência de garantia do produto . A amante de um pode ser, amanhã, amante de outro . O coração do criador de amantes não tem sossego: quem traiu pode ser traído ."


Finalizando: -- PODEM COMPRAR APARÊNCIAS, MAS NÃO PODEM COMPRAR O RESPEITO E O AFECTO DOS OUTROS --

Sem comentários: