sexta-feira, janeiro 26, 2007



Distraí-me e...o tempo foi passando! Se não fosse um amigo vir desenquietar-me, perguntando se andava a dormir: acho que ainda estaria por outros recantos.

Às vezes faz bem, o afastamento. Não sou muito de rotinas.
Bem mas, não foi só o amigo que me "acordou"...há dias fui até à Biblioteca cá da zona e trouxe um livro divertidíssimo -- quis partilhar convosco! Certamente já o conhecem de nome: O Código D'Avintes.
Um livro escrito a 14 mãos, e que mãos!!!!

O prefácio é do José Fanha.

Falo-vos no prefácio pois, tem uma mensagem muito importante para mim que, por várias pessoas amigas, tenho sido incentivada à escrita...

Eu gosto de escrever -- é verdade. É com prazer que o faço mas, daí a ser tentada a escrever um livro...

As primeiras frases do tal prefácio a que me refiro dizem tudo, querem ver? Ora aqui vai:

" Para os sete autores deste livro, escrever é um prazer, uma compulsão e uma alegria. Mas a vida e, sobretudo, os editores impõem regras, formatos e prazos, e, por isso mesmo, a escrita pode também tornar-se angústia, dúvida e bloqueamento."

Ora se escritores como estes que escreveram o Código D'Avintes -- Alice Vieira, João Aguiar, José Fanha, José Jorge Letria, Luísa Beltrão, Mário Zambujal e R. Lobato Faria -- estão sujeitos a tudo isto, quem sou eu -- se nem a gramática correctamente manejo -- para me meter nestas andanças...?!
Não!, escrever aqui, é divertido, não me sinto ultrajando ninguém e cá vou conversando com os meus amigos, transmitindo as minhas ideias, gostos, em suma: partilhando! Escrever um livro -- não!, seria como se me julgasse alguém que não sou...

Tenho muito respeito por quem escreve e o sabe fazer.

Por isso, cá vou partilhando as minhas leituras. Aconselho o Código mas...o D'Avintes!

Ah, pelo que li, os donos das 14 mãos , passada a inicial angústia e dúvida sobre o tema do livro...desbloquearam com um almoço bem regado.

O inesperado sucesso de Os Novos Mistérios de Sintra -- tal como o José Fanha nos relata:
" ...não nos tinha provocado a gula de prolongar a saga. No entanto, o Zé Jorge, que é um especialista em títulos, atirou o "Código d'Avintes" para cima da mesa e nenhum de nós lhe resistiu." (...)

" Há quem escreva livros notáveis sobre terras onde nunca pôs os pés. mas Avintes ficava a dois passos e, por isso, resolvemos lá ir, já que grande parte da acção do Código ali se iria passar. A Oficina do Livro alugou uma camioneta e aí vai um bando de escritores em alegrias excursionistas para conhecer o local dos crimes."

Bem, aqui fica lançado o "isco" para quem não conhece ainda este..."petisco"!

Atrevam-se -- tenho a certeza que irão gostar!

http://www.livrosnet.com/?op=artigo&pid=&lid=863f26505ec22ffe51927c6aef85b648

6 comentários:

Anónimo disse...

Não é que andava distraido !!! Si distraido mas não esquecido e por cá vim hoje no meio de um arraial des espirros e uns quantos resmungos com a constipação . Prometo voltar cá um dias destes

asperezas disse...

Só o nome do livro, é delicioso!!!
:)))))

Chá de Lucia Lima disse...

Pois...e eu tbm prometo voltar mas...tenho tido o pessoal "gaiato" todo em casa -- torna-se difícil ter `vontade para a escrita -- a tal conversa com os amigos de que tanto gosto.

As melhoras Antº

Chá de Lucia Lima disse...

Asperezas........? (Lolll...és tu peras&peras Lda!?)
Como descobriste este cantinho...?

Volta sempre e...bota faladura!

asperezas disse...

Como descobri este cantinho?
Foi a emma...
:-)

Chá de Lucia Lima disse...

Asperezas...foi a Emma ou a EmmaTwice? Lolll...ai "perasssss"!!!!