terça-feira, dezembro 12, 2006



Já agora, por falar em mangas...hoje comprei o último livro do José Eduardo Agualusa: PASSAGEIROS EM TRÂNSITO.

O que têm as mangas a ver com o livro...?!



" -- Tudo o que é mato engorda.

Concordo. Veja bem: as mangas. Durante um mês, enquanto atravessei o Congo, comi apenas mangas. Só o perfume das mangas, se forem doces, já alimenta.
Isso ou um canavial a arder. Goiabas maduras. Também se pode sobreviver muito tempo comendo unicamente milho ou feijão. Um homem em andamento não morre de fome. Entrei em Angola, pedalando esta bicicleta. Não sabia que o país estava em guerra.
É como lhe disse, acredite em mim, não leio os jornais, e quando leio passo por alto a política. A política não me interessa. Vim descendo uma estrada imensa. Estranhei não haver um carro. Ninguém naquela estrada. Quando cheguei a Luanda disseram-me que a estrada estava minada, que há anos não passava ninguém por ali, e quiseram saber como é que eu conseguira evitar as minas.
Encheram-me de perguntas. Respondi-lhes: sobrevivi porque não sabia que havia minas. Se soubesse não teria conseguido. (...)

Em determinada altura, numa longa descida, vi soldados agachados em ambas as margens da estrada. Quando dei por eles já era demasiado tarde para parar. Não parei. Cumprimentei-os, "bons dias, bons dias" e continuei.
Ficaram ali, de olhos muito abertos, a verem-me passar.
Fui depois de Luanda até Benguela e de Benguela ao Lubango. A seguir desci a serra e entrei no deserto. Na primeira noite dei com um acampamento de pastores. (...)

Quando sinto que me começo a afeiçoar a um lugar, despeço-me e vou-me embora. Quem não ama não sofre. Quem nada tem, não tem nada a perder. É o que penso."



1 comentário:

Anónimo disse...

Mas quem tem nada?? Até o mais desgraçado ser humano tem a sua vida boa ou má é um bem supremo cuja existencia temos todos os minutos que vivemos!! Depois não sei que venham os crentes e grandes filósofos para dar a resposta pois aquela que tenho não a dou. Não quero correr o risco de influenciar