quinta-feira, setembro 25, 2008

De regresso...


De regresso às aulas, deparamo-nos quase sempre com novos alunos.
Não fugindo à regra, este ano, apesar da partida de alguns para um novo ciclo, novas caras chegaram. Novo desafio!
Ah, convém dizer que, não sou a professora: sou simplesmente a Animadora de uma escola de campo com crianças multiculturais. Quando lá cheguei, gostei do que vi. Havia dois irmãos cabo verdeanos, dois garotos brasileiros, dois irmãos ingleses e quatro irmãos romenos. Os restantes eram naturais da localidade.
Novo ano, novas caras a substituir alguns dos que saíram para um novo ciclo.
E, é uma dessas novas caras que hoje aqui me trouxe. É que...há muito que não me deparava com um ser tão estimulante e participativo.
Tem 6 anos, feitos esta semana. Quando cheguei à escola no 1º dia, vi-o na cantina sentadinho a lanchar, pensei que fosse irmão de algum dos alunos, tal a sua paquenez. Mas não!, apresentou-se:

-- Sou o Tiago, o novo menino do 1º ano.

Desinibido, educado, lá me foi "tomando o pulso": sim, ele é quem comanda a "cena", não pensem que somos nós -- os adultos!
Falta-lhe ainda a adaptação às regras da sala, ao tempo, espaço mas...lá vai dando os passos necessários sem grandes sobressaltos.
Eu, eu não me contenho com as "saídas" daquele pequeno ser.
No primeiro dia, teve muita necessidade em se afastar algumas vezes da sala de aula. Só que, não pedia licença -- simplesmente se levantava e ia para a porta.
Cheguei perto dele e, perguntei o que ali fazia -- focando o aspecto da permissão que não lhe tinha sido dada. Resposta pronta:

-- Vim apanhar um bocadinho de ar fresco! Precisava muito de ar fresco...

Escusado será dizer que, à chamada do professor, não teve outro remédio senão, deixar o ar fresco para outra altura! Mas, como criança que é, à tarde voltou a fugir para a porta e, confrontado com o abandono da sala pela 2ª vez, responde que:

-- Olha, vim "gozar" a vida, sabes o que é? É apanhar sol, ver as coisas: isto é gozar a vida, sabias?!

Pois, lá foi "gozar" as curvas e traços das letras...a toque de caixa mas, com muita, muita diversão e "gozo" também, pela parte que me tocou!
Hoje, depois de um sem número de coisas divertidas, o "meu" rapaz surpreendeu-nos com uma descrição maravilhosa sobre o mês de Dezembro. Estava-se a falar dos meses e Estações do Ano, apontando para os desenhos que designavam os mesmos -- boneco de gelo/Janeiro -- andorinhas/Primavera -- máscaras carnavalescas/Fevereiro...
Quando se chega a Dezembro e o símbolo é um bebé nas palhinhas, o nosso menino "maravilha"responde -- depois de levantar o dedinho:

-- Professor, professor!!!!! É o mês de se fazer caminhas de palha!

Oh, meu Deus, abençoada criança que me trouxe tanta alegria, neste novo ano lectivo!
Vou ter aqui um grande desafio mas, sei também, que nos vamos divertir imenso!
Aliás, estamo-nos a divertir imenso um com o outro!

1 comentário:

Anónimo disse...

mas que menino jóia!
ainda bem que vc regressou,estava com saudade do seu cházinho!
Beijo carinhoso,
Lulu!