quarta-feira, julho 25, 2007

Lila Downs



Lila Downs actuou ontem à noite em Quarteira -- na Praça do Mar.
Fui direitinha, à hora prevista. Deparei-me com o palco voltado em sentido contrário ao habitual e -- surpresa!, estava vedado o acesso: era pago! Pago e bem pago!
Uma cerca de canas -- super-resistentes! -- interditavam a passagem. Bem, dirão: normal, dado o "calibre" da cantora. Ok, ninguém diz o contrário mas, nada foi anúnciado e, já vi no mesmo espaço, cantores do mesmo "calibre" sem ter pago nada. Como exemplo cito: Rui Veloso, nem preciso dizer mais e só vos digo, teve sempre a Praça cheia e ao rúbro!
Acontece que, ainda por cima, o preço pareceu-me demasiado -- 20 € por pessoa numa família como a minha -- 6 adultos -- nos tempos que correm, seria impensável!
Resumindo: acabou pelo espaço interior estar às moscas e, a "fiesta" ter-se feito do lado de fora -- quer através das canas, quer através das varandas dos prédios circundantes. Aí sim, a Fiesta foi "aquela coisa especial" como só o povo sabe fazer -- quando gosta!
Lila Downs estava encantadora mas, não tanto como aqui...mas para quem só espreitou através das canas, como eu: não tenho direito a reclamar....se bem que houvessem quem o tivesse feito...(rsrsrs)
A registar o episódio: um casal de idosos que fez um buraco enorne nas canas -- qual janela em propriedade clandestia -- reclamou no fim os 20 € que não pagou! Isto há gente para tudo e, fui eu que "levei" com eles pelas costas, impossibilitando-me de ouvir em condições a Lila.

Concluindo, pergunto: não teria sido melhor, a Câmara Municipal de Loulé ter feito um abatimento nos "bilhetinhos" e o espaço ter ficado replecto ao invés dos 3 gatos pingados que estiveram do lado de dentro da vedação que...se calhar, nem deu para pagar a tal "janela" que o casal abriu na vedação de canas...?! E depois, quem sabe, quantos casais como aquele, abriram "janelinhas" igualmente clandestinas....?!

Pensem bem, nem sempre o que parece é: está mais que provado!

A Fiesta, essa, foi feita do lado de fora: o povo sabe do que gosta -- não tem é "cacau" para comprar o "Chocolate con Chile" da Lila Downs....eu não tenho!

P.S.: A Lila é linda, canta bem e...recomenda-se! É preciso é: cacau

quarta-feira, julho 18, 2007

Novamente o Pedro!




Apesar de gostar imenso de música, este blog não é temático -- pode parecê-lo neste momento mas, não é!
Talvez porque de há uns tempos para cá, me tenha dedicado mais aos assuntos da alma num outro blog -- à laia de expreiência. Depois, a época é propícia a eventos musicais e, sempre que ouço algo de que gosto: venho a correr ao "meu" espaço, partilhar a experiência!
Estava eu já decidida em virar o tema...quando ontem, fazendo um zaping televisivo -- não há quem aguente a Tv -- vi o Pedro Barroso!

O actor Ruy de Carvalho fez 60 anos de carreira artística e um dos presentes foi precisamente Pedro Barroso que, presenteou o actor com a "Menina dos Olhos d'Água" -- uma das minha preferidas!

Já há uns tempos -- aqui na Janela Aberta -- trouxe à memória esta mesma canção, este mesmo artista, tão do meu agrado. Pela sua postura, pela sua maravilhosa voz, por tudo o que tem representado para mim ao longo destes anos todos, em que nos tem presenteado com autênticas jóias poéticas!

Não consigo entender a agressão diária de que somos alvo ao abrirmos a TV, quando temos artistas de excepcional categoria como o Pedro Barroso! (?)

Haja quem explique, porque, sinceramente: não entendo!

Valha-nos então -- pelo que deu para conferir -- os aniversáios de alguém que como eu, ama e se comove com a voz e a poesia deste Grande Artista que é PEDRO BARROSO!


" Menina dos olhos d'água, em teu peito sinto o Tejo..."

....Sinto o mundo inteiro no teu colo...."

quinta-feira, julho 05, 2007

Eu Gosto É do Verão...


"Eu gosto é do Verão".....por alguma razão este tema deu mote à canção: é que no Verão isto por cá, movimenta-se um bocado mais.

Agora vem aí o tão afamado Festival Internacional de Jazz de Loulé.

Desde que estou cá pelo Sul, nunca faltei a nenhum. Posso dizer-vos -- já com o cartaz em mãos -- que iremos ter como cabeça de cartaz: PAT METHENY & BRAD MEHLDAU.

Actuarão no dia 30 do corrente mês, aqui mesmo ao fim da rua -- para mim, claro!


Dia 30 no Monumento Duarte Pacheco -- Parque Municipal de Loulé.


quarta-feira, julho 04, 2007

Acabou em bom!




Pois é, tudo que é bom acaba depressa.
E eu, acabei por não vos relatar -- como pretendia -- diáriamente, o que se ia passando no Festival, mas, vinha de lá tão tarde e, como não estou de férias...entendem, não é verdade?!

No entando, venho fazer o rescaldo de todas as noites que por lá andei, que -- foram todas!

Tal como já deu para ver, aqui pela bloguesfera, há quem partilhe da mesma opinião que eu: os Tinariwen e os Bajofondo Tango Club foram os melhores em palco!
Quem viu os primeiros em outras localidades, poude comprovar que no MED de Loulé superaram as espectativas.
Quanto aos Bajofondo, foi também uma surpresa pois, eles têm um projecto que -- segundo o meu parecer -- discográficamente fica aquém do apresentado em palco. Ainda bem que assim é pois, tivemos no mesmo espaço outros que, decepcionaram -- e volto a focar: opinião própria -- como os Taraf de Haidouks.

Outra surpresa, que inicialmente desconhecia que estaria presente foi OliveTree -- estes de Portugal. Um trio que mistura os sons do "ancião" didgeridoo com ritmos contemporâneos tecno.
O Castelo esteve à "cunha" -- como se costuma dizer -- e o pessoal não queria arredar pé -- tiveram de voltar ao palco várias vezes. Eu...estive lá: saltando! É um ritmo muito contagiante, podem crer.

Ah, estava a ser mazinha, deixando para trás -- Vinicio Capossela! Este homem é um louco em palco! Mesmo quem não sabia o nome, só se ouvia p'los cantos: " o Italiano é muit'a bom!!!" -- E é mesmo, muit'a bom!

No entanto, festa que é festa, termina sempre em grande e, sem dúvida a festa encerrou em Grande com os BAJOFONDO!