quinta-feira, junho 28, 2007

Pronta...!

Pronta já para a segunda noite: sim, pronta! É que a noite começa com o 1º espectáculo às 19h30. Se pensarem bem, fazer o jantarinho e preparar -- damos por nós e: 'tá na hora!
Está a acontecer uma coisa interessante -- nada que não suspeitasse -- há mais grupos que não estavam no programa.
Ontem acabei por não vos falar na turca Aynur. Estava sem tempo mas, pensava fazê-lo depois, quando regressasse do espectáculo. No entanto, tenho a dizer que, não me surpreendeu por aí além...muito paradito para o meu gosto, neste género de Festivais. Depois, estava tudo sentadinho -- a coisa também não puxava p'rá dança...daí o meu desencantamento. Passemos então ao programa de hoje que, já andei a ouvir novamente os clips para escolher os palcos a frequentar sem me dispersar e perder algo de mais apelativo à dança. Sim que eu, meus amigos, sou muito dada a ritmos dançáveis e, nestes espectáculos de rua é o que se pretende!
Tenho a confessar que, apesar desta basófia toda...se não estiver devidamente acompanhada e a luz não estiver propícia -- à média-luz...hummm, a idade já me condiciona e, tenho de mostrar bom senso limitando-me -- com grande esforço, acreditem! -- a abanar o corpinho ligeiramente...
Ora bem, mas hoje chega a minha filha caçula que me acompanha sempre nestas coisas e aí, esperando que a luz ajude...rsrsrs, estou pronta para balançar bem ao som do Sergent Garcia!!!!!
Mas temos também o grupo espanhol Estambul, Natacha Atlas do Egipto -- anunciada no cartaz, inicialmente.

A fechar a noite e lá pela 1h00 da matina vem a festa com DJ Shantel-- alemanha -- que como poderão ver (clicando no nome) é festa na certa até às tantas!

Bem, e lá vou eu tratar de me aprontar...até amanhã!

quarta-feira, junho 27, 2007

Primeiro dia...

Ora cá estamos no dia do Festival MED!

Sou uma previligiada pois, vivo mesmo em frente ao espaço onde o festival se realiza. Posso dizer que já ouço daqui a Sara Tavares ensaiando. Vai ser uma noite em cheio pois para além das cabeças de Cartaz -- estarão a funcionar vários palcos -- teremos no palco da Igreja Matriz (mesmo em frente à minha casa) o Quarteto de Cordas INTERMEZZO. Música de câmara -- dois violinos, viola de arco e violoncelo.

No Palco da Bica -- JAZZ TA PARTA -- Banda de Jazz: flauta, saxofone, baixo, piano e outros elementos.

Palco do Castelo -- IN CANTO -- Luisa Amaro -- a primeira mulher a gravar em guitarra portuguesa. Vai estar em palco com Tiago Pereira, um estudioso em percussão oriental, Gonçalo Lopes, clarinetista com um vasto reportório em música oriental também.
É assim criado um espectáculo onde a sonoridade portuguesa se funde com a oriental. É acima de tudo um espectáculo diferente, onde tem lugar a música e a dança num ambiente de sedução perfeito.
Já esteve também a ensaiar e, só posso dizer que -- irá encantar a todos, certamente!

sexta-feira, junho 22, 2007

Palma the Man!


Já devem ter ouvido falar do novo trabalho do Jorge Palma -- Voo Nocturno.
É o seu 11º disco de inéditos, traz-nos os seus tempos do Metro de Paris e, diz ser um voo de longo curso.
Estará disponível a 2 de Julho.
Pelo visto, Palma tem tido "estrada para andar" e...continuar! Mais um trabalho, agora com a participação de outros músicos.

"Encosta-te a mim" -- uma canção de amor -- faz parte de um single de apresentação . O teledisco é da autoria de Luis Leitão, onde participam: Mafalda Veiga, Helena Coelho, João Gil, Tim, Margarida Pinto Correia, David Fonseca, Camané, Ana Galvão, Lia Gama, Rui Reininho e muitos mais ...

Que chegue rápido, o dia 2 de Julho.



sábado, junho 16, 2007

Estrella Morente


Depois de recebermos Diego El Cigala no CCB, temos novamente no mesmo espaço:

Estrella Morente Carbonell, nascida em Granada em 1981 -- actuará dia 30 de Junho, pelas 21 horas, no palco do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Tomei conhecimento desta linda voz, através do filme VOLVER, onde Pedro Almodovar trata um tema bem actual -- como tão somente ele sabe fazer.

"Filha do maestro Enrique Morente, da bailarina Aurora Carbonell e neta do Guitarrista de Flamenco “Montoyita”, Estrella cresceu e amadureceu como artista num ambiente de Flamenco.
Estrella Morente tornou-se a nova “musa” de Pedro Almodovar ao dar voz a "Volver" tema-título do mais recente filme do realizador espanhol.
Estrella vai apresentar o espectáculo “Mujeres” baseado no seu mais recente disco, editado em Portugal no dia 14 de Maio pela editora discográfica Emi. " --

Gostaria muito de estar presente como também desejaria ter estado no espactáculo do Cigala mas...ficará para uma próxima oportunidade! No entanto, a todos que o possam fazer e que gostem do estilo musical -- não percam!

domingo, junho 10, 2007

Oopssss.....



Oops........faltou mostrar isto:

As Tamanquinhas autografadas!


Obrigadaaaaaaa Couple Coffee!



* E ao Fernando também que, foi até lá e, fez tudo aquilo que relatei acabando no autógrafo...

sábado, junho 09, 2007

Já foi!


Quando não nos podemos deslocar, devido à distância: nada como ter amigos que nos façam chegar o som de alguém que gostaríamos de ouvir e ver...
Foi o caso da passada noite: actuaram no Onda Jazz -- Lisboa -- os Couple Coffee!
Devido à distância, foi-me impossível estar no concerto. Acontece que, falando com um amigo, disse: " Não vais ver os Couple Coffee? Se eu estivesse em Lisboa, como tu: não falhava!"
Alarguei a informação, passei a dar o horário do concerto, o local e, em caso de ser necessário -- até dei nº de telefone!!!!!!

E não é que...o meu amigo foi mesmo?!!!!
Tive direito a ouvir algumas das músicas, através do telemóvel, e tudo!
A sala estava cheia -- soube depois. Artistas presentes ao espectáculo também foram vários, como é de se esperar neste género de concertos.
Entre eles estava Júlio Pereira -- "rapaz" que não vejo há muito, mas que bons espectáculos me proporcionou, no tempo em que com ele tocavam outros nomes bem famosos como: Carlos Zíngaro e Amélia Muge! .

Foi pena não puder estar presente mas, tal como disse à Luanda -- por mail -- não faltará oportunidade!
Mas valeu, pela noite agradável que alguém teve, na companhia maravilhosa dos Couple e, ter tido também eu, a possibilidade de uma noite diferente -- ainda que à distância!

As "tamanquinhas" chegam a todos os cantinhos e, pelo que acabam de ver...nem a distância é problema!

domingo, junho 03, 2007

Sara Tavares...'nha cretcheu!


Pois é, devem de estar a pensar que me esqueci...mas não!, deixei propositadamente para o fim, visto que -- pelo menos que eu saiba -- é a única presença portuguesa: Sara Tavares!

Logo no primeiro dia, a abrir o festival, temos a nossa menina que, nos deu coisas muito bonitas nos últimos tempos, como por exemplo: A Nova Feira da Ladra e Balacê.

Para além de todos os artistas, não faltará a gastronomia de muitos destes povos que, neste Festival montam as suas barraquinhas onde nos dão a conhecer os seus petiscos. Há também bancadas com artesanato e toda uma envolvência festiva que anima as ruas circundantes ao castelo.

Assim fosse todo o ano ou...pelo menos, durante o Verão!

Chambao

( Clica en la foto e...en Chambao: va!)

Chambao -- inicialmente um trio -- de origem Malaguenha, cujo trabalho rápidamente veio a ser reconhecido, é uma mistura de flamenco e electrónica. Quase do nada, Chambao criou um novo estilo musical muito próprio -- o flamenco-chill.


Chambao é uma das poucas bandas que tem vencido, com a fusão armónica criada pelo grupo.
Segundo os próprios afirmam:


"No es flamenco puro, es puro Chambao. [...] es una visión, una evolución y una forma de acercar el flamenco a más gente". Chambao


A ver vamos -- 1 de julho -- lá estarei!

BajoFondo Tango Club



Passemos então ao último dia -- 1 de Julho -- onde actuará o grupo Argentino Bajofondo Tango Club.


" O grupo, que inclui o produtor e compositor argentino Gustavo Santaolalla, conhecido sobretudo pela composição de bandas sonoras para cinema, entre as quais dos filmes "Babel" e "O segrego de Brokeback Mountain", com as quais venceu dois Óscares.
"Os diários de Che Guevara", "21 Gramas", "Amor Cão" e "O informador" são outros filmes cuja música foi criada por Santaolalla.
Além do produtor, guitarrista e compositor argentino, o Bajofondo Tango Club integra Luciano Supervielle (piano), Juan Campodonico (DJ), Martin Ferres (bandonéon), Veronica Loza (VJ), Javier Casalla (violino), Gabriel Casacuberta (contrabaixo) e Adrian Sosa (bateria).



O Bajofondo Tango Club foi fundado no início da década por um grupo de músicos e artistas que pegaram nas raízes do tango argentino, nas milongas e na música uruguaia e adicionaram-lhe os mais variados condimentos da música electrónica, do trance ao dub."


-- 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.200 --

L'ham De Foc

(Sigan lo mismo...a clicar, a clicar!!!!!)

Os L'ham De Foc são um grupo que nasce em Espanha em 1998 comprometidos com os sons da europa medieval, do mediterrâneo oriental e do médio oriente.


Executam com mestria uma grande variedade de instrumentos. Os arranjos musicais são de uma beleza tal que, conferem magia especial às composições já por si extraordinárias. A voz de Mara Aranda enleia-se nas harmonias dos alaúdes, sanfonas, flautas, ritmadas por tombaks, pandeiretas ou ainda pelo enfático adufe.



Os exectutantes são Efrén López, Diego López, Eduard Navarro, Constantino López, Hristos Barbas, Juan Manuel Rubio e Osvaldo Jorge.



E assim, fica concluída, esta noite de 31 de Junho!



Penso que me deitarei tarde e a más-horas mas...regalada!

YerbaBuena

(...A clicar, a clicar cariño!)



YERBABUENA -- grupo Norte Americano, composto de indivíduos vindos de vários grupos musicais para tocar em conjunto, geridos pela mão do músico-compositor e cantor Tato Torres.


Filho de Porto Riquenhos -- a sua paixão musical centra-se em ritmos de Puerto Rico e Caribeños, de raís tradicional. Daí que, juntando cantores e dançarinos com os mesmos gostos musicais...nos dêem este som tão especial.





* Já agora, só como curiosidade -- YerbaBuena -- assim chamado devido a uma lenda muito antiga que diz, que uma curandeira, reuniu todas as plantas da terra -- as que tinham propriedades curativas mais poderosas -- e com a sua magia, converteu-as em uma hierba buena que ela depois plantou para que crescesse de forma silvestre.


sábado, junho 02, 2007

Venicio Capossela

( Ora vamos lá ouvir AQUI -- na foto -- o que ele nos diz...)




Passemos para a noite seguinte e, aí teremos Venicio Capossela!



Vinicio Capossela é o cantor mais interessante saído de Itália nos últimos 20 anos, apesar de ter nascido na Alemanha. Músico nada singelo, acrescenta muitas tradiçoes exóticas em cada disco podemos encontrar sons de mornas de Cabo Verde, tango, bossa nova , cubana, balcãs, etc.
Pelo que tenho escutado deste senhor, acho que iremos disfrutar de uma noite mais...intimista.

O espaço em questão -- Festival MED/Loulé -- por si só, permite que assim seja.